Madeiras utilizadas
Massaranduba
Massaranduba : cor vermelho-claro quando recém cortado tornando-se castanho avermelhado escuro, o veio é direito, textura fina, sem brilho, com alta durabilidade, madeira muito dura e pesada. Bastante resistente ao ataque dos fungos e insectos xilófagos, resistente à humidade.
Sucupira
Sucupira cor castanho chocolate quando recém cortado, ficando castanho escuro após a secagem, textura média a grossa, madeira dura e pesada brilho moderado. resistência a fungos e formiga branca.
Kambala/Iroko
Kambala iroko de cor castanho claro a castanho escuro (após a exposição à luz) ; o veio é direito e a textura média a grosseira; moderadamente dura. Tem uma durabilidade natural muito boa, boa resistência ao ataque de fungos.
Tali
Tali é uma espécie tropical nativa da África Subsaariana e conhecido por sua resistência ao desgaste. Estes é uma madeira de grande durabilidade, utilizada, por exemplo, na construção de caixilhos expostos às intempéries, com a vantagem inegável de não necessitar de tratamento.
Kambala escura
Kambala Escura de cor castanho claro a castanho escuro (após a exposição à luz); veio é direito e a textura média a grosseira,moderadamente dura. Tem uma durabilidade natural muito boa, boa resistência ao ataque de lyctus.
Louro do Brasil
Louro do Brasil : cor varia do castanho-avermelhado ao castanho-alaranjado, resistente a fungos, cupins e brocas.
Cerejeira Brasileira
Cerejeira Brasileira, cor castanho amarelado, veio é fino, textura média, brilho moderado, Média, dureza branda. durabilidade média
Ypê
Cor castanho com reflexos esverdeados Grão O veio é direito e textura grosseira Densidade/Dureza Alta, madeira muito dura e pesada Durabilidade Altamente resistente a fungos e formiga branca
Sapelly
Sapelly de cor castanho avermelhado; Veios lineares e paralelos e uma textura fina a média, moderadamente dura. Tem uma durabilidade média, boa resistência ao ataque de lyctus.
Cedro Rosa do Brasil
Cedro Rosa do Brasil cor bege-rosado-escuro até o tom castanho-avermelhado (as cores tendem a escurecer com o passar do tempo); é durável resistente ao ataque de cupins, mas tem baixa resistência ao ataque de organismos xilógrafos marinhos
Garapa
A madeira garapeira é conhecida, principalmente, por sua coloração amarelada - cor de garapa; é uma madeira maciça, oferece muita resistência, durabilidade e beleza aos projetos em que é empregada!
Devido à neutralidade de seu tom claro, pode ser inserida em diferentes estilos decorativos.
Carvalho Europeu
O carvalho é famoso pela textura não uniforme, raios lenhosos bem marcados e fio ondulado. A madeira do carvalho é rija, pesada e resistente à humidade, sendo utilizada de muitas formas desde mobiliário, barris, construção naval, ferramentas e artesanato.
Peso: Moderadamente pesada (720-750 Kg/m3)
Resistência: Muito Boa Secagem e estabilidade: Habitualmente a secagem é lenta e natural. Há grande risco de fendas e rachas o que se vai juntar ao grau de desperdícios.
Cor: Castanho-Claro com laivos dourados
Tola
Cerne
De cor castanho amarelado a rosado escurecendo com a luz
Grão
O veio é direito, às vezes revesso e textura de média a grosseira
Densidade/Dureza
Média/baixa, madeira branda
Durabilidade
Tem uma durabilidade média e é susceptível ao ataque de lyctus, fungos e insectos
Área de Aplicação
Carpintaria interior, mobiliário, decoração e construção civil
Faia
A Faia é atualmente valorizada pelo seu grão fino e homogéneo bem como pela cor clara, ligeiramente rosada.
Peso: Moderadamente pesada (720 kg/m3)
Resistência: Muito resistente; boa para moldagem e vapor Secagem e estabilidade: É mais retráctil que muitas madeiras de folhosas da zona temperada, tanto em verde como na oficina; precisa de ser bem seca. A secagem é rápida. Não se utiliza no fabrico de painéis largos.
Cor: Castanho-claro com uma nuance rosada